A indústria do laser pode enfrentarnovos desafios!
O laser tem se desenvolvido rapidamentenos últimos anos e váriosnovos equipamentos e tecnologias de laser estão surgindo um após o outro. A indústria do laser está se tornando uma indústria onde grandes empresas estão ativamente implantando. Como as empresas podem acompanhar rapidamente o ritmo de desenvolvimento da tecnologia laser e como ancorar a direção futura do desenvolvimento é algo que deve ser considerado. , também é uma questão que a Conferência Mundial da Indústria de Laser de 2024 e a Exposição Mundial da Indústria de Laser desejam explorar e responder.
Entre eles, acadêmicos e especialistas que participarão de conferências e exposições sobre laser estão atualmente focadosna proposta de transformar água com sabão em laser, acreditando que esse campo tem um grande potencial.
Os cientistas descobriram que o brilho das bolhas feitas de água com sabão e corantes fluorescentes as transforma em minúsculos lasers que podem atuar como sensores de pressão. Os lasers produzem luz através de um processo de amplificação de luz,no qual a passagem de fótons por um meio estimula a emissão de mais fótons.
Dessa forma, é fácil entender que os principais componentes de um laser são o meio que amplifica a luz e o processo de feedback óptico que envia o mesmo fóton através do meio várias vezes. Surpreendentemente, as bolhas de sabão atendem a todos esses critérios.
No experimento, realizado por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Ljubljana, o volume interno das bolhas - alguns dos quais tinham menos de meio milímetro de diâmetro e outros vários centímetros de diâmetro - foi usado para construir uma cavidade. Para amplificar a luz, os cientistas adicionaram à mistura um corante fluorescente que brilha quando iluminado.
Finalmente, os pesquisadores direcionaram a luz da fibra óptica para a bolha através de uma lente de foco, fazendo com que a bolha gerasse seu próprio laser. Os cientistas conseguiram criar feedback óptico enviando luz laser para a bolha, prendendo a luznuma espécie de anel à medida que era repetidamente reflectida de volta para a superfície interna.
Segundo essa afirmação, qualquer bolha de sabão será utilizada para obter um pequeno laser. “Usamos sabonetes comuns ou misturas que podemos comprar facilmente para crianças. Depois, basta adicionar uma pequena quantidade de corante fluorescente”, explica Matjaž Humar, da Universidade de Ljubljana,na Eslovênia.
O Comitê Organizador da Conferência Laser 2024 também soube que a equipe havia tentado usar cristais líquidos em vez de sabão, o que tornaria o laser mais estável e teria vida útil mais longa. Isto também dá aos cientistas a confiança de que podem ser transformados em sensores de pressão.
Não há dúvida de que estanova descoberta promoverá o desenvolvimento da indústria do laser. Ainda existem muitas incógnitasna cadeia da indústria do laser esperando para serem exploradas e estamos cheios de expectativas.